Hístória

Ir em baixo

Hístória

Mensagem  diegocbotassio em Sex 11 Set 2009, 5:39 pm

O PET Física UEM

Em outubro de 1991, implantava-se na Universidade Estadual de Maringá (UEM) o grupo PET-Física. Começou de forma tímida com quatro bolsistas, vindo a se estabilizar, definitivamente, dois anos depois com doze bolsistas.

O grupo já possui 70 ex-bolsistas, sendo que destes, 02 estão fazendo especialização, 01 está cursando mestrado e 24 já são mestres; 04 estão cursando o doutorado e 07 já são doutores, 01 está cursando pós-doutorado no exterior; e 17 são docentes.

Um lema do Pet-Física/UEM sempre foi a ciência como construção humana, assim como a busca de aspectos qualitativos na compreensão da construção da imagem cientifica de mundo pela ciência física. A popularização e a crítica da ciência e uma educação cientifica includente, marcada pela sua epistemologia e transversalidade do conhecimento, sempre foi um objetivo do grupo.

Desde seu inicio em 1991, o PET-Fisica/UEM busca uma formação ampla de seus bolsistas e de todos que compartilham com eles suas graduações (licenciatura e bacharelado). Ensino, pesquisa e extensão estão amalgamados numa busca incessante, quase ‘paranóica’ na inter, multi e transdisciplinaridade.

Neste ano de 2005, o PET-Física/UEM está implantando pioneiramente na UEM e talvez no Brasil, a transdisciplinaridade em seu grupo, isto é, admitindo 04 bolsistas de cursos diferentes e que aparentemente têm muito pouco em comum, em seu quadro geral de bolsistas, tal fato é admissível pelo manual de orientações básicas 2002 do PET. Dentre os novos cursos englobados pelo PET-Física estão: Matemática e Filosofia. Assim, o grupo PET-Física/UEM está configurado com 08 bolsistas do curso de Física, 02 da Matemática e 02 da Filosofia, totalizando 12 bolsistas.

Sabemos que interdisciplinaridade já existe em diversos grupos PET, isto é, grupos PET que admitem em seu quadro geral de bolsistas, alunos de cursos afins, tais como: informática e ciência da computação. Mas não temos conhecimento de nenhum grupo que tenha admitido em seu quadro geral de bolsistas alunos de cursos tão distintos como Física e Filosofia.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo grupo estão: reuniões com o tutor; reuniões somente com os bolsistas e reuniões com os outros grupos PET da UEM (UniPET); seminários individuais; palestras, cursos, oficinas e exposições; jornais; observações astronômicas; ensino de física para portadores de deficiência visual; participação na Semana nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT); etc.

diegocbotassio

Mensagens : 1
Pitacos : 3
Nivel : 0
Data de inscrição : 31/10/2008
Idade : 28
Localização : Maringá, Paraná

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum