Processo Seletivo 2009

Ir em baixo

Processo Seletivo 2009

Mensagem  NATI LEME em Sab 19 Set 2009, 1:44 pm

Processo Seletivo 2009


Anualmente, no início do segundo semestre, começam as reuniões secretas do PET – Engenharia Química. Os petianos do terceiro e quarto ano são convocadas para um encontro extra toda semana, sendo que os “calouros” ficam de fora, morrendo de curiosidade e são expressamente proibidos de circularem ao redor da nossa salinha enquanto os veteranos conversam. Isso é feito para que possamos discutir aspectos da seleção anterior e também porque os alunos do segundo ano geralmente tem mais contato com os candidatos, que são do primeiro ano. Nossa seleção é aberta somente aos recém chegados a Universidade por termos uma regularidade entre os petianos que saem e os que entram, ou seja, é raro alguém sair antes que seu período de permanência no Programa (que vai do início do 2º até o 5º ano da graduação) tenha realmente chegado ao fim.
A primeira etapa da seleção é composta por cadastramento, entrega de currículo, redação e dinâmica, sendo que esta tem um maior peso durante as decisões. Tudo é analisado e discutido com a ajuda de um psicólogo convidado e três professores do departamento (tutor, co-tutor e um professor convidado) e então é feita uma primeira eliminação, visto que o grupo procura deixar um máximo de 20 candidatos para a 2º etapa.
Na fase seguinte é realizada uma entrevista, na qual cada candidato é entrevistado pela comissão de seleção durante aproximadamente 20 minutos. Para o nosso grupo essa etapa é fundamental e muito decisiva, sendo então tratada com atenção especial. Terminadas as entrevistas, que levam geralmente dois dias, faz-se uma nova reunião, tipicamente longa na qual cada integrante da comissão expõe seus candidatos preferidos, argumentando sobre as características que se encaixam ao perfil do PET. Terminada essa fase, selecionam-se de 8 a 12 candidatos para o período de convivência: são dois meses nos quais os candidatos vão atuar realmente como petianos, sendo divididos dentro da estrutura do grupo e assim passam a conhecer melhor o nosso dia-a-dia. Essa fase é essencial, pois o grupo pode perceber como cada “pré-calouro” trabalha e eles também percebem se eles se identificam ou não com o perfil do PET. Essa etapa da seleção previne o grupo de desistências ou de escolhas equivocadas durante o processo de seleção.
Depois de todas essas etapas são geralmente selecionados 4 bolsistas e 1 não-bolsista, para então ingressar no programa no início do ano seguinte.

NATI LEME

Mensagens : 1
Pitacos : 3
Nivel : 0
Data de inscrição : 19/09/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Processo Seletivo 2009

Mensagem  Naco em Sab 19 Set 2009, 10:31 pm

Aiii sim hein Nati e Alessa...
o texto fico bem legal, descrevendo tudo certinho!
PARABENS!

Naco

Mensagens : 1
Pitacos : 1
Nivel : 0
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário http://www.ctc.uem.br/petdeq/

Voltar ao Topo Ir em baixo

PS

Mensagem  Juliane em Dom 20 Set 2009, 8:27 am

Parabéns meninas!
Também acho que a dinâmica é fundamental para selecionarmos os calouros que serão entrevistados, mas nem se pode discutir o período de convivência, né?! Se fosse possível colocaria de 12 a 15 pra ficar com a gnt durante esses quase dois meses. Fica bastante evidente quem tem a cara do PET e quem tenta se adequar ao nosso ritmo...

Boa sorte pra quem merecer!

Juliane

Mensagens : 1
Pitacos : 1
Nivel : 0
Data de inscrição : 06/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Processo Seletivo

Mensagem  Bruno Brito em Dom 20 Set 2009, 10:21 pm

O texto ficou ótimo meninas, belo trabalho. Parabéns
E infelizmente nós do segundo ano não participamos de nada!

Bruno Brito

Mensagens : 1
Pitacos : 1
Nivel : 0
Data de inscrição : 29/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Participação no Processo Seletivo

Mensagem  Thayla EQ UEM em Seg 21 Set 2009, 4:41 pm

Oi Nati!!!

Parabéns pelo texto!
To adorando finalmente poder participar do processo seletivo! E adorando mais ainda guardar segredinho dos nossos calouros!
Tá sendo bem legal conhecer um pouco mais os pré candidatos, e até acho que o formato das redações que adotamos este ano deu uma ajudada! Na dinâmica também pudemos perceber bastante dos candidatos!
Agora não vejo a hora da entrevista!!! Minhas perguntinhas já estão sendo preparadas! Laughing

Thayla EQ UEM

Mensagens : 1
Pitacos : 1
Nivel : 0
Data de inscrição : 25/08/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Processo Seletivo 2009

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum