Participação de petianos em disciplina do Curso de Zootecnia como atividade de ensino

Ir em baixo

Participação de petianos em disciplina do Curso de Zootecnia como atividade de ensino

Mensagem  Talita em Qua 30 Set 2009, 6:59 pm

Esta atividade foi inserida dentro da disciplina Introdução a Zootecnia (34 horas-semestral), disciplina que faz parte do 10 ano do novo currículo do curso de Zootecnia iniciado no ano de 2007, sob responsabilidade do Prof. Dr. Carlos E. Furtado, Tutor do Grupo PET Zootecnia. Esta disciplina tem como ementa o estudo do histórico da Zootecnia, origens e domesticação das espécies, implicações sócio-econômicas e ambientais da produção animal e como objetivos apresentar aos alunos ingressantes os elementos que compõem os sistemas de produção animal e orientá-los no sentido de buscar a integração entre estes sistemas, conhecerem as disciplinas profissionalizantes que compõem o Curso de Zootecnia, e mostrar-lhes a íntima correlação entre as mesmas, bem como os campos de atuação do zootecnista. A referida disciplina é ministrada pelo Tutor, o qual supervisionou todas as tarefas realizadas (preparação dos assuntos a serem ministrados de acordo com o programa da disciplina) pelos petianos, e permaneceu em sala de aula durante todas as atividades realizadas pelos petianos, intervindo quando necessário.
Nos anos de 2007-08 a referida disciplina foi composta por duas turmas, totalizando aproximadamente 90 alunos. Ao final do semestre foi realizada avaliação pelos acadêmicos ouvintes, na qual constatou-se ampla satisfação por parte destes, demonstrando que os objetivos primordiais foram alcançados. Além dos temas apresentados (suinocultura, cunicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, bubalinocultura, animais silvestres, avicultura, apicultura, aqüicultura, forragicultura, sericicultura, ovinocultura, caprinocultura e eqüinocultura), mostrando o amplo campo de atuação do zootecnista. Esta atividade proporcionou aos petianos experiência didática e de aprimoramento de conteúdo, bem como maior contato entre os ingressantes no curso, possibilitando apresentar-lhes com mais detalhes o que é o programa PET e as diversas atividades que este programa desenvolve.
Observou-se que a presença dos petianos em sala, em contato com alunos recém ingressantes, incentivou-os no sentido do aprimoramento constante do conhecimento durante a graduação, visando um profissional adequado as necessidades de um mercado cada vez mais exigente quanto a habilidade e competência. Devido aos resultados satisfatórios, o Departamento de Zootecnia, através da Coordenação de Colegiado do curso, deu o aval para que o grupo PET Zootecnia continuasse com esta atividade durante o primeiro semestre de 2009, com algumas alterações em relação a 2008, a carga horária da disciplina foi alterada (68 horas) e houve a inclusão de conteudo prático – estágio na Fazenda Experimental de Iguatemi - UEM.

Talita

Mensagens : 2
Pitacos : 6
Nivel : 0
Data de inscrição : 29/09/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum